O medo como herança familiar


 

Trecho inicial do romance:

 

O medo estava no princípio de tudo.

O medo dominou gerações e bebeu em pequenas doses a coragem de muitos homens e mulheres de nossa família. Nós sempre estivemos sob o seu domínio. O medo estava em nossos ancestrais, os Gassanidas, em Huran, próximo às colinas de Golan. No ano 427 d.C, um sujeito chamado Abu Abdallah, nosso ancestral mais remoto, foi perseguido e morto pelos muçulmanos com 128 golpes de sabre, apenas por ser cristão. Sua mãe, que assistia a tudo, gritava para ele: “Morra como um homem, meu filho, não chore”. Mas Abu Abdallah chorou. Foi ali, nas lágrimas que escorriam de seu rosto, que nasceu medo que iria chegar até nós.

O medo seguiu sua jornada, como as águas de um rio fazendo o seu percurso, e desaguou em Simão, meu bisavô, ao ouvir o trotar dos cavalos dos soldados turcos aproximarem-se da aldeia. O medo estava em Assaad, seu filho, quando pastoreava carneiros nas montanhas de Zahle, e estava em Michel, meu pai, quando vendia cambraia, gabardine e organza em sua pequena loja em Santa Bárbara D’Oeste.

Quando eu nasci, sob o sol daquele mês de janeiro, o medo estava no meu primeiro choro. O mesmo medo que hoje ainda vive em mim. Um medo genético passado de pai para filho, de avô para neto. Um medo que subiu e desceu as montanhas, que atravessou o oceano num navio e veio se misturar ao fluido amniótico que me envolvia no ventre materno. O medo estava nos olhos da minha mãe na hora do parto, nas mãos suadas do meu pai e no corpo inteiro do médico que me segurava pelos pés. O medo estava na corda envolvendo os pescoços de Adib e Rafiq e estava nas mãos do algoz que forjou o seu nó.

 

.

.

A IMENSIDÃO ÍNTIMA DOS CARNEIROS, (Ed. Reformatório) de Marcelo Maluf.

[O romance foi contemplado em 2013 com a Bolsa de criação literária do Governo do Estado de São Paulo (ProAc)]

.

SITE ESPECIAL DO LIVRO, com o capítulo inicial para degustação:

http://sidengo.com/imensidaointima

BOOK TRAILER:

https://youtu.be/XKgfVqrDeJs

 

 

 

 

.

Marcelo Maluf é escritor, músico e professor de criação literária. Nasceu em 1974, em Santa Bárbara D’Oeste – SP. Graduou-se em Arte-educação (2004) e fez mestrado em Artes, (2007) ambos pelo Instituto de Artes da UNESP. Em 2013 foi contemplado com a Bolsa de criação literária do Governo do Estado de São Paulo (ProAc) para o seu romance “A imensidão íntima dos carneiros”.

 




Comente o texto


*

Comente tambm via Facebook