Sabedoria em símbolos africanos


 

📢 Alô, São Paulo!📍
Na próxima quarta-feira, 21, às 19h na livraria Megafauna, haverá o lançamento do livro Adinkra – sabedoria em símbolos africanos, de autoria de Elisa Larkin Nascimento e Luiz Carlos Gá. O evento é gratuito. Na ocasião, a autora Elisa Larkin conversa com Jaime Lauriano e Kabengele Munanga, mediada por José Fernando Peixoto de Azevedo, seguida de sessão de autógrafos.

O Adinkra é um sistema de escrita africano, pertencente às etnias acã, composto de diversos elementos — baseados no corpo humano e nos organismos vivos e não vivos — que transmitem aspectos da história, filosofia, valores e normas dessa cultura.

“Temos certeza de que o conteúdo deste volume será de grande valor para uma população que, para inserir-se num mundo cada vez mais globalizado, procura fundamentar uma nova articulação de sua identidade. Referimo-nos aí à população brasileira, não só aos negros brasileiros. Mas, para os negros, há uma dimensão especial dessa recuperação de sua identidade. A distorção, o escamoteamento e a supressão das referências sobre sua história e cultura significa ignorar as suas raízes, que são também raízes do Brasil. Esse fato contribui para a baixa autoestima, o que impede o acesso pleno às oportunidades e mina a capacidade de lutar por direitos”, escrevem os organizadores do livro, Elisa Larkin Nascimento e Luiz Carlos Gá.

A edição conta ainda com um texto do escritor, compositor e cantor Nei Lopes, prefácio do professor, historiador e cientista político ganês Anani Dzidzienyo e um ensaio da pesquisadora e artista plástica Renata Felinto sobre os adinkra e os paradigmas não europeus de registro das historicidades.

Você pode adquirir o exemplar, aqui: Cobogó




Comente o texto


*

Comente tambm via Facebook