Minicontos
.
INSTINTO
Ainda discutiram no aeroporto. Ela embarcou. Pane no avião: a voltar e reencontrá-lo, preferia a queda. Parecia-lhe mais segura.
ANOS DE PRAIA
Idosos. Eram capazes de adivinhar os desejos recíprocos: jornal, chá e, na hora certa (!), dizer boa noite e apagar a luz.
COLEÇÃO DE OUTONO
Demorou a sair do armário. Quando abriu a porta, estava coberto de mofo e fora de moda.
RITUAL
Benze-se, beija a foto, desliga o abajur e, a cada noite, morre.
RESPOSTA
Ela reclamava. Filhos, marido, a casa. “Quando acaba esse castigo?” O deslizamento de terra a tudo levou. Naquele dia, encharcada de dor, calou a própria vida diante do carro de bombeiros.
CASTIGO ORIGINAL
Acima do peso, mas feliz: o emprego! Não vendeu a quota do mês. Por castigo, vestiram-na de Eva: malha e píton de pano. O último dia da falsa primeira mulher. Amarrada à grade, enforcou-a a serpente.
BILATERALIDADE
Dora e Júlia amavam Pedro, que, meu Deus, feliz, também só se amava.
SEGUNDA CHANCE
Para Eltânia André
Deixaram-na família (Alzira, a irmã, morrera; filhos se esquecem), a juventude, saúde, amigos, o tempo… Oferecia uísque a Alzheimer e, em delírio e delícia, reencontrava o único amor.
EROS
Fugiu com a cunhada. Trinta anos depois, a condenação ainda os inflama.
ORGULHO
Um boa-praça, como se dizia. E famoso. Eram festas, presentes valiosos de lado a lado, parentes, afilhados. Só e quase cego, sequer enxerga a praça defronte da casa. Vermelhos os olhos e os braços – nos pontos em que as mãos do enfermeiro sem palavras o içam e arremessam no castigo de mais um dia.
CRACOLÂNDIA
Ele não exatamente a amava; não exatamente a agredia. Mas quando a barba a tocava, ela se perdia entorpecida.
REANIMAÇÃO
Despertou. “Está tudo bem”, disse-lhe o médico. Agradeceu quase comovido. Não pelo resultado. Era pela sedação profunda (naquelas horas, a vida não doía).
.
Alberto Bresciani nasceu no Rio de Janeiro, em 1961, mas é mineiro de sangue e alma. Juiz por ofício, publicou, em 2011, Incompleto Movimento, pela José Olympio Editora. Tem poemas publicados em jornais e na internet. E-mail: alberto.bresciani@terra.com.br
10 maio, 2012 as 20:32
10 maio, 2012 as 20:44
10 maio, 2012 as 20:46
11 maio, 2012 as 20:25
16 maio, 2012 as 19:00
16 maio, 2012 as 23:46
7 dezembro, 2012 as 14:26