Diálogo com Juliano G. Pessanha (assista agora)


 

Juliano Garcia Pessanha é formado em filosofia pela USP, com mestrado em psicologia clínica na PUC-SP e doutorado em filosofia também na USP.

Juliano transita de forma híbrida entre a poesia, a prosa e o ensaio filosófico, com uma potência única na literatura contemporânea brasileira.

Autor de Recusa do não-lugar (Ubu- 2018), da trilogia Sabedoria do nunca (1999), Ignorância do sempre (2000) e Certeza do agora (2002), também publicou Instabilidade perpétua (2009), todos reunidos em nova edição sob o título Testemunho transiente (Cosac Naify, 2015), vencedor do Prêmio APCA, Grande Prêmio da Crítica, categoria Literatura. Acaba de lançar O filósofo no porta-luvas (Todavia, 2021).

É pesquisador no grupo de pesquisa Filosofia e práticas psicoterápicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), liderado por Zeljko Loparic, com certificação do CNPq. São suas áreas de interesse a filosofia contemporânea (Nietzsche, Heidegger e Sloterdijk) e as relações entre filosofia e literatura (Kafka, Musil, Gombrowicz, Blanchot e Cioran). É professor da pós-graduação em Formação de Escritores do Instituto Superior de Educação Vera Cruz.




Comente o texto


*

Comente tambm via Facebook