Vídeo-Cartas: Conexões Migrantes


Alepo (em árabe: حلب; transl.: ˈħalab; em turco: Halep) cidade no norte da Síria, a maior cidade do país, capital da província homônima.

Por séculos Alepo foi a maior cidade da Grande Síria, e a terceira do Império Otomano, depois apenas de Constantinopla e do Cairo. Embora esteja relativamente perto de Damasco em termos de distância, Alepo é diferente em sua identidade, arquitetura e cultura, todas marcadas por um contexto histórico-geográfico distinto.

A importância da cidade na história consistiu de sua localização, no fim da Rota da Seda asiática que cruzava a Ásia Central e a Mesopotâmia. Quando o canal de Suez foi inaugurado em 1869, o comércio passou a ser realizado pelo mar e Alepo começou seu declínio gradual. Com a queda do Império Otomano, após a Primeira Guerra Mundial, Alepo perdeu a área rural ao norte da cidade para a atual Turquia, bem como a importante linha férrea que a ligava a Mossul. Na década de 1940 perdeu seu principal acesso ao mar, Antioquia e Alexandreta (Iskenderun), também para a Turquia. Finalmente, o isolamento da Síria nas últimas décadas contribuiu para exacerbar a situação. Paradoxalmente, este declínio pode ter ajudado a preservar a antiga cidade de Alepo, sua arquitetura medieval e seu patrimônio tradicional. Alepo tem passado por um renascimento e vem voltando lentamente a uma posição de destaque, tendo conquistado recentemente o título de “Capital Islâmica da Cultura” em 2006 e testemunhado uma onda de restaurações bem-sucedidas de seus monumentos.

Entre 2012 e 2016, Alepo foi palco de intensas batalhas, que deixou boa parte da cidade em ruínas e causou milhares de mortos.

[da Wikipédia]



Comentários (1 comentário)

  1. HelenNoulk, Ola. Onde posso baixar o XEvil gratuitamente no seu site? Recebi informações do teu apoio. XEvil é realmente o melhor programa para resolver captcha, mas eu preciso da versão mais recente dele. Graca.
    18 outubro, 2019 as 18:13

Comente o texto


*

Comente tambm via Facebook