Roger Chartier em Passo Fundo e São Paulo


 

“Mais consistente festival literário do país no que diz respeito a formação de leitores, a Jornada Nacional de Literatura, que ocorre em Passo Fundo, teve sua edição de 2015 cancelada por falta de apoio. Apesar de ter sido autorizada a captar recursos por meio de leis de incentivo fiscal, os patrocinadores não apareceram este ano. A notícia causou comoção.

Escritores fizeram petições online e campanhas de financiamento coletivo. Não adiantou. O Itaú Cultural também se envolveu, e procurou meios de tentar viabilizar sua realização. Não conseguiu totalmente, mas anunciou, na tarde desta quarta-feira, em seminário na Casa de Cultura de Paraty, antes da abertura da Flip, a realização, em parceria com a Universidade de Passo Fundo (UPF), do 13º Seminário Internacional de Pesquisa em Leitura e Patrimônio Cultural.

Para prefeito de Passo Fundo, edição mais enxuta da Jornada é possível

Será entre os dias 28 de setembro e 1º de outubro, na cidade gaúcha, e em São Paulo, na sede do Itaú Cultural. Os convidados desta edição são os franceses Roger Chartier, historiador francês especializado em leitura, práticas culturais e os efeitos da revolução digital; Anne-Marie Chartier, especialista em história do ensino da leitura; e os brasileiros Lucia Santaella, Francisco Marinho, Edvaldo Souza Couto e Regina Zilberman. A edição paulistana terá o casal Chartier, Tânia Rösing e mais uma pesquisadora a ser confirmada.

— Conseguimos salvar o seminário do incêndio — disse Tânia Rösing.

Para ela, um debate como esse é o que dá sustentação ao que se faz em movimentações como a Jornada. Então, se era possível salvar apenas um dos vários eventos da programação paralela, ela escolheu este.”

 

Leia mais em Jornal Zero Hora.

 




Comente o texto


*

Comente tambm via Facebook