QUINTA POÉTICA


 

.

 

1) Há quanto tempo já acontece o Quinta Poética e quantos poetas já passaram por lá?

O projeto acontece atualmente na Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, e no próximo mês de agosto completa 50 edições (existe uma movimentação anterior em casas noturnas de São Paulo; e que remonta há oito ou dez anos).

A participação é sempre um diálogo entre as diferentes linguagens artísticas, estéticas e gerações literárias: creio que já ultrapassamos a casa de quinhentos produtores culturais; um mosaico/recorte da diversidade cultural brasileira e também do exterior.

 

2) O formato Sarau ainda continua funcional? O público responde bem ao chamado e não se enfadonha no decorrer do Sarau?

O formato é muito dinâmico. A cada edição segue um formato diferente (depende muito da proposta de diálogo com outra linguagem artística). O público é sempre uma surpresa: sofre-se influência do trânsito, do clima, e caos que uma metrópole como São Paulo acaba por modificar. O público responde bem às leituras, pois são três rodas de leituras curtas e intercalando os participantes.

.
3) Já pensou em uma publicação ou DVD pra registrar os melhores momentos?

Esse é o sonho de consumo. Conseguimos realizar o registro fotográfico de cada edição e disponibilização na rede social, mas esse registro dos melhores momentos (devidamente editado, e em formato de DVD): é algo que ainda busco. Há algumas gravações disponíveis no Youtube, mas seria uma grande conquista a realização pontual deste material. No ano passado realizamos no mês de novembro uma edição “ESPECIAL DIÁLOGOS – DIVERSIDADE CULTURAL”; boa parte do evento (quase três horas) foi filmada pelo Gercio Tanjoli e Elizete Lee, da MISTIFILMES (também disponível na internet), é gratificante ver a atuação de cada participante e sua colaboração no resultado final da edição.

.
4) O que acha da frase do escritor Pedro Maciel: “Ler poemas em voz alta irrita os deuses aposentados”?

Primeiro que não acredito nisso (com todo o respeito ao escritor), poesia é oralidade também. Há leitores de poesia e leitores de poesia. Há aqueles que atravessam o ritmo, e há aqueles que nos conduzem a viagem. Já vi excelentes leitores de poesias, e outros escrevem. Gosto muito de falar poesias, e frequentemente sou surpreendido com jovens talentos falando poesia com um vigor impressionante. Então, não acredito muito nesses Deuses: principalmente se não souber dançar e escutar poesias.

 

 

Governo de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura e Escrituras Editora
convidam para a


QUINTA POÉTICA – 47
a edição – ESPECIAL CAIÇARA

31 de maio de 2012

com início às 19h
na Casa das Rosas (evento gratuito)

com os poetas convidados

Ademir Demarchi – Alessandro Atanes – Estrela Leminsk – Madô Martins – Marcelo Ariel – Márcio Barreto – Regina Alonso.
Maíra de Souza
: Homenagem a Zéllus Machado (1959+2012).
Participação especial de
Núcleo de Pesquisa do Movimento – Imaginário
Coletivo de Arte

Curadoria:
José Geraldo Neres

 

Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos
Av. Paulista, 37 – São Paulo/SP

Próximo ao metrô Brigadeiro.
Convênio com o estacionamento Patropi – Alameda Santos, 74

Informações: (11) 5904-4499

Próxima QUINTA POÉTICA: 28-junho-2012, na CASA DAS ROSAS.

 

 

 

 

 

.

José Geraldo Neres é poeta, ficcionista, e produtor cultural paulista. Publicou os livros de poesia: Pássaros de papel (Dulcinéia Catadora, 2007) e Outros silêncios (Escrituras Editora, 2009). O livro Olhos de Barro recebeu menção especial no 3º Prêmio Gov. de Minas Gerais de Literatura, ficção – 2010 (em fase re reedição pela Editora Patuá). Ministra oficinas literárias, com ênfase em criação literária e estímulo à leitura. Curador do projeto Quinta poética encontros multilinguagens promovidos pela Escrituras Editora e Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura (2010/2012). Blog: http://neres-outrossilencios.blogspot.com E-mail: outrossilencios@gmail.com




Comente o texto


*

Comente também via Facebook