A poesia é de longe a linguagem de maior potência de significação – “a mais condensada forma de expressão verbal”, no dizer de Pound –, e não é de espantar a variedade de leituras, de idiossincrasias, de práticas que permeiam a poética contemporânea e, evidente, a sua recepção. Tão diversas como o são os próprios seres e seus interesses.
O poeta e editor Edson Cruz instigou a possibilidade dessa reflexão e constatação convidando poetas de várias linhagens e calibres a refletirem sobre o fazer poético e as referências fundamentais para o trabalho de cada um deles.
O resultado transformou-se em livro que é o mote para os diálogos que a Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura tem oferecido (todo o último domingo do mês) desde maio de 2012.
A cada encontro, um grande poeta em atividade fala sobre sua visão de poesia, sobre suas influências, sobre a recepção de seu trabalho e o mercado editorial, além de responder a questões do mediador e do público presente.
Pra iniciar o projeto, em 27/05/2012, nada mais nada menos do que o “soulman” da poesia contemporânea brasileira: AUGUSTO DE CAMPOS.
Foi uma verdadeira aula magna de poesia, um diálogo descontraído e informado sobre a trajetória deste que é um dos principais poetas brasileiros de todos os tempos.
Jeferson é carioca radicado em Porto Alegre. Atualmente é doutorando em teoria literária na PUCRS. Estreou na literatura com o romance O beijo na parede (2013), eleito o livro do ano pela Associação Gaúcha de Escritores. Teve textos adaptados para o teatro e contos traduzidos para o inglês e o espanhol. É autor […]
Paulo Petronilio é formado em Letras e Filosofia. Mestre em Literatura brasileira (UFSC). Mestre em Educação (UFSC). Doutor pela UFRGS. Pesquisa escritas pretas, diáspora e decolonialidade. Transita entre Literatura e Filosofia. Autor do livro “Performances na encruzilhada”, resultado da sua Tese de Doutoramento defendida em 2009. É autor de “Pedagogia Trágica: um pensar humano demasiado […]
A poeta e compositora curitibana ALICE RUIZ participou do CONFRARIA DA PALAVRA juntamente com o poeta e compositor RICARDO SILVESTRIN. Show de papo! Alice publicou seu primeiro livro, Navalhanaliga, em 1980. Em seguida publicou: Paixão Xama Paixão (1983), Pelos, Pelos (1984), Hai-Tropikai (1985), Rimagens (1985), Nuvem Feliz (1986) e Vice-Versos (1988). Em 2005, lançou seu […]
Confira o diálogo na CONFRARIA DA PALAVRA com o escritor angolano PEPETELA. Participação especial: Daniel Osiecki.
Comente o texto